Outro dia estava pensando no que eu gostaria de ter lido antes da maternidade chegar. Bom, vamos lá...
1- Seja gentil com você. Nos dias tranquilos, claro. Mas principalmente nos dias difíceis.
2- Acredite no seu maternar mesmo quando você tiver dúvida. Ninguém sabe o que é melhor para o seu filho do que você mesma. Por mais que todas em volta pareçam estar nadando em conhecimento materno, todo mundo está tentando como você. Por isso, continue a nadar.
3-TUDO passa. As noites mal dormidas e a bagunça. Mas também passam as gargalhadas gostosas e o som dos pezinhos correndo pela casa.
4-Nunca diga nunca. Seu filho provavelmente irá dar chilique no shopping, vai pedir para assistir TV e em algum momento comerá doce.
5-Filtre os comentários. Saiba abraçar com amor os que te ajudam e recusar educadamente os que te atrapalham. Não deixe que eles tragam insegurança (se tiver dúvida leia de novo o item 2).
6- Não esqueça de você. A vontade se doar para os filhos é tão grande que muitas vezes nos colocamos de lado. Se dedique a maternidade, mas viva a SUA vida. Se coloque na agenda. Ouça suas músicas, trabalhe com o que gosta, faça coisas que te dão prazer.
7-Use e abuse do bom humor. Ria! Dos erros e acertos. Ensine seus filhos a rirem de si mesmos. Isso traz leveza para a vida de vocês. Mas se permita lavar a alma quando o cansaço ou a insegurança bater.
8-Divirta-se! Desperte sua criança interior. Vá no balanço, pula na cama elástica, pinte, beije, abrace, diga que ama.
9-Na dúvida, dê colo. Um dia você acorda e descobre que eles já não se interessam mais em se aninhar nos seus braços.
10-Foque no vínculo. Mais do que lancheiras saudáveis e estímulos sensoriais, seu filho precisa sentir que pode contar com você. Vínculo não é aleitamento materno, e nem ser paciente 24h. Vínculo é olhar nos olhos, cuidado, mostrar que se importa. É acolher. Vínculo é amor.
Texto da leitora: @filhosemquadrinhos
Coautora: @maeforadacaixa